ELEIÇÕES DIRETAS E UNIVERSAIS NO PPGED/ICED/UFPA JÁ!


Ao longo deste ano de 2013, os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA enfrentaram uma série de problemas oriundos da postura autoritária do atual coordenador do Programa, Prof. Dr. Paulo Sérgio Almeida. Para enfrentar tais problemas os estudantes, sempre reunidos em Assembleias, deflagraram o MOVIMENTO CONTRA O AUTORITARISMO DO COORDENADOR E POR ELEIÇÕES DIRETAS JÁ! Na avaliação dos estudantes, o autoritarismo praticado é fundamentalmente resultado da forma como vem ocorrendo as eleições no PPGED/ICED/UFPA: no âmbito do colegiado impedindo o voto do conjunto dos estudantes. Isto reflete uma cultura antidemocrática imposta pela coordenação do PPGED/ICED/UFPA.
Esse Movimento, resultado da organização estudantil, já tem resultados positivos para os estudantes, bem como para o processo de democratização no PPGED/ICED/UFPA. Entre outras questões, conseguimos a recomposição da representação estudantil no Colegiado do Programa e na Comissão de Bolsas de Mestrado e Doutorado, bem como a reintegração de estudantes desligados ou ameaçados de desligamento sem observação adequada das normas regimentais. Porém, há outros problemas não resolvidos como a não convocação da representação estudantil para todas reuniões do Colegiado do PPGED ou convocação em tempo exíguo, o descumprimento, por parte do Coordenador do PPGED/ICED/UFPA, da decisão emanada das instâncias superiores da UFPA (exemplo, a reintegração de estudante desligado do Programa, mesmo após o CONSEPE e o CONSUN assim decidirem) e, especialmente, a realização de ELEIÇÕES DIRETAS E UNIVERSAIS NO PPGED/ICED/UFPA.
É inadmissível que no âmbito de um Programa de Pós-Graduação EM EDUCAÇÃO, com muitos professores e estudantes pesquisando, militando e/ou reivindicando, em seus discursos e pesquisas a GESTÃO DEMOCRÁTICA, o conjunto dos sujeitos que integram e constroem tal Programa, não tenham o direito de escolher o seu Coordenador. Não podemos permitir que no âmbito do PPGED/ICED/UFPA as eleições continuem ocorrendo de forma autoritária, sem a participação do conjunto dos estudantes. Essa postura contraria o caminho tomado pela UFPA, na escolha do Reitor, e pelo ICED, na eleição para Direção, que realizam eleições diretas e universais. Cabe ressaltar que o PPGED é a única subunidade do ICED que não realiza eleições diretas e universais. É preciso que o discurso, a defesa da gestão democrática, se efetive em ações práticas e em normas regimentais.
ELEIÇÕES DIRETAS E UNIVERSAIS JÁ NO PPGED/ICED/UFPA.
Belém (PA), 23/10/2013.
Assinam esta nota: os representantes dos estudantes no Colegiado do PPGED e na Congregação do ICED, conforme decisão de Assembleia Geral realizada em 22/10/2013.

Um comentário:

  1. Apoio integralmente a luta dos estudantes do PPGED. Eleições diretas e universais JÁ! Chega de autoritarismo! A democracia tem que ser materializada pela prática concreta e não apenas no discurso! Os mesmos que defendem eleições diretas e universais no ICED, são contrários as eleições diretas e universais no PPGED!!! Chega de hipocrisia! Eleições Diretas e universais no PPGED JÁ!!!

    ResponderExcluir